LINHAS DE PESQUISA
A pesquisa Vínculos entre Gestão e Autismo foi criada com o nome "Contribuições da Administração Relativas ao Autismo", realizando investigações sobre o autismo sob a ótica da administração. Adicionalmente, busca-se contribuir com a sociedade através da produção de conhecimentos e da realização de eventos, palestras, cursos e outras atividades.
O projeto foi oficializado na ata da 254ª. Reunião Ordinária do Conselho Departamental da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará - FEAAC, realizada em 18 de fevereiro de 2016, e renovado em 2019 (Processo SEI: 23067.031029/2019-82).
Coordenador: Cláudio Bezerra Leopoldino, Dr.
Linhas de Investigação
A análise do autismo, sob o enfoque da administração, pode ser feita com base em um crescente número de oportunidades de pesquisa que ainda são pouco exploradas pelos autores brasileiros. Inicialmente foram selecionadas quatro linhas principais de pesquisa: Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho; Impacto do Autismo nos Custos das Famílias; Estudos sobre Associações de Pais de Autistas e Estudos sobre Instituições de Atendimento a Autistas.
1. Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho
A inclusão laboral destes indivíduos está associada a uma melhor qualidade de vida, e melhores condições de subsistência, entre outros benefícios. O trabalho permite ainda a concretização das potencialidades dos autistas, desenvolvidas durante anos de terapias e formação acadêmica.
No entanto, para os portadores deste transtorno, o ingresso e manutenção no mundo do trabalho consiste em um dos grandes obstáculos da vida adulta. A literatura aponta que os autistas apresentam mais dificuldades em encontrar colocações no mercado de trabalho em comparação com pessoas com outros tipos de deficiência.
Estudos sobre a realidade brasileira apresentam potencial para maior compreensão sobre o problema, a identificação de similaridades e diferenças em relação ao cenário internacional e para a implementação de melhorias nas iniciativas inclusivas institucionais.
2. Impacto do Autismo nos Custos das Famílias
O impacto do autismo nas famílias apresenta caráter mensurável quando se trata de indicadores dos gastos realizados. Os tratamentos, despesas com cuidadores e outros custos oneram pesadamente as famílias dos autistas. Em certos casos um dos pais, geralmente a mulher, deixa de trabalhar para ajudar no tratamento do filho. O suporte dado por planos de saúde e pelo governo não cobre os tratamentos e as famílias acabam arcando com os custos.
Quais são os principais custos? Qual o impacto causado pelo autismo na renda familiar? Como classificar os gastos realizados pelas famílias? Estas e outras questões serão abordadas por esta via de investigação.
3. Estudos sobre Associações de Pais de Autistas
Recentemente, nosso estado viu o surgimento de organizações de pais de autistas, que utilizam a internet para trocar informações e desenvolver ações conjuntas de conscientização, atuação junto aos governantes, lazer e consumo. Estas instituições, sua forma de gestão e resultados obtidos ainda permanecem fora do escopo das investigações acadêmicas, o que consiste em relevante possibilidade a ser explorada.
4. Estudos sobre Instituições de Atendimento a Autistas
Estudos sobre as instituições que prestam atendimento às pessoas com autismo apresentam potencial de contribuição significativo para a melhoria dos serviços oferecidos e para a construção de um repertório de boas políticas e práticas que podem ser adotados. Adicionalmente, o conhecimento a respeito de suas dificuldades pode auxiliar na melhoria na rede de atendimento existente. A descrição e comparação entre as realidades dos serviços público e privado são possibilidades por explorar.
Outras Possibilidades
O escopo desta pesquisa é apenas inicial, e novas oportunidades que surjam serão exploradas. Este projeto é aberto a outros pesquisadores que desejarem participar, adicionando novas linhas de investigação ou unindo-se às pesquisas nas linhas já definidas.